Maiores erros que cabeleireiros iniciantes cometem ao tentar atrair clientes
Há vários erros comuns
que cabeleireiros e profissionais da estética cometem quando tentam atrair
clientes. Evitar esses erros pode significar a diferença entre lutar ou
administrar seus negócios sem problemas, com um fluxo constante de clientes
dispostos a pagar o que seu trabalho vale.
Não faz
distinção entre preço e valor
Muitos profissionais
se preocupam com o preço e estão dispostos a vender seus serviços por menos do
que seus concorrentes. O problema é que você pode ficar preso ao preço mais barato
e achar difícil aumentá-lo no futuro. Além disso, o preço mais baixo pode
atrair apenas clientes de barganha, em vez de clientes de qualidade com os
quais você pode ter um relacionamento de longo prazo. Alguns clientes podem “demiti-lo”
por ser muito barato.
Depois, há uma questão
de valor. Valor e preço não são os
mesmos. Seu valor será o quão bom você
é no seu trabalho, o quão confiável você é e o quão bem você é capaz de cumprir
seus serviços. Seu valor também é determinado pela sua experiência. Se você é
um profissional de verdade, com conhecimento por exemplo, é mais valioso do que
uma pessoa cobrando a mesma quantia que não é, porque você está trazendo seu
conhecimento e experiência para cada trabalho.
Não sendo claro
sobre o que você oferece
Faça uma lista de tudo
o que você é bom no que poderia oferecer aos seus clientes. Em seguida, reduza
o que você gosta e pode fazer rapidamente. Em seguida, decida como eles estão
intimamente relacionados. Você pode oferecer uma série de serviços que cobrem muitos
dos princípios básicos que cabeleireiros considerariam útil entregar a outras
pessoas. Eles podem incluir atendimento domiciliar, dicas de como cuidar do
processo efetuado no salão, uma “atenção” ao cliente, para que ele também possa
cuidar melhor de seus cabelos no dia a dia.
Não ter um
portfólio bem construído
Seu portfólio deve
fornecer exemplos de cada um dos serviços que você deseja oferecer, se
possível. Dê um título aos itens, vincule-os e, se houver muitas amostras,
agrupe-as de acordo com a categoria de serviços oferecidos.
Serviços gratuitos para "ganhar" clientes
É ótimo querer provar
que você é um trabalhador talentoso que pode entregar bem o seu trabalho, mas,
pode trazer um certo desmerecimento. Muitos novos cabeleireiros doam muito em serviços.
Serviços gratuitos não são realmente necessários, se está iniciando, cobre um
valor simbólico para construir um portfólio, mas...cobre!
Faça sua
propaganda, se mostre!!!
Depois de se tornar um
profissional da estética (cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicures...),
você precisa dizer ao mundo que está disponível para trabalhar. Não é hora de
se envergonhar, é hora de partir para as redes sociais! Oque mais ouço é; “-
Não tenho muitos trabalhos para postar!”...então faça vídeos, mostre oque você
sabe, permita que as pessoas te conheçam, a vergonha precisa ser deixada de lado.
Nos dias atuais, vemos
os velhos cartões de visitas sumirem, e o espaço está sendo tomado pelas redes
sociais!
Não espere que
parentes e amigos muito próximos sejam seus clientes potenciais
Infelizmente...essa é uma
dura realidade, o profissional de esforça, aprende, se forma e se depara muitas
vezes com familiares que de início seguem ao salão vizinho (isso é frustrante
hehe), mas ocorre com a grande maioria, seu dia chegará, pode ter certeza, o
segredo para o sucesso está em perseverar sempre, adquirindo conhecimentos
novos e ter em mente....”o céu é o limite”!!!
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