O pH é uma característica de todas as substâncias, determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Os valores variam de 0 a 14, sendo que valores de 0 a 7 são considerados ácidos, valores em torno de 7 são neutros e valores acima de 7 são denominados básicos ou alcalinos. Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-.
. Um shampoo com um pH mais ácido, ou seja algo em torno de 1,5 ele quebra as ligações de hidrogênio e as pontes salinas resultando naquele cabelo horrível e seco, rebelde.
O ideal também não é se desesperar e procurar um de pH mais elevado, maior que 8,0, porque aí virão as pontas duplas, o mais aconselhável são os de pH moderado ( entre 4,5 e 5,0 ). Portanto, ao comprar um shampoo atente para o ph.
Para quem tem química nos cabelos, alisamentos, relaxamentos, luzes...o ideal são os shampoos ácidos e nunca alcalinos, pois os alcalinos vão abrir ainda mais a cutícula dos fios causando a quebra, a porosidade.
Ou seja, na minha opinião os shampoos com ph 7, conhecidos como neutros, são bons apenas para cabelos oleosos (bem oleosos), os shampoos para bebês, por exemplo, tem o ph 7,2, para quem não sabe é o mesmo ph da lágrima, ou seja esses shampoos geralmente tem no rótulo "chega de lágrimas" ou algo assim, mas o cabelinho, fica todo ressecadinho.
Vou citar algumas marcas de shampoos, com seus respectivos ph, para facilitar na hora da escolha



É isso aí, vamos atentar ao ph. Bjus, até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário